Escolha o seu CRUZEIRO

Informação útil

Classificação dos cruzeiros

Reservas

Se recomenda reservar seu cruzeiro com bastante tempo de antecipação, para poder selecionar as melhores habitações, os melhores preços e os melhores itinerários

Antiguidade de cada barco

Se recomenda reservar saber se o barco foi remodelado a menos de 10 anos ou quando foi construído

Como elegir um camarote

Nos barcos construídos nos últimos 10 anos, os camarotes são bem similares em decoração e dimensão.

As variações de preços se baseam de acordo com sua categoria, interna ( sem janela), externa com vista al mar ( Janela), externa com varanda ( varanda) e suítes.

Podem variar também de acordo com a localização ( proa, centro, popa) e o andar ( alto , meio, baixo).

Nos cruzeiros de última geração foi dada uma atenção especial no conforto e tamanho de seus camarotes. A grande maioria de seus camarotes são com varanda.

Normalmente o cruzeirista passa a maior parte de sua viagem na zona de entretenimento e ar livre do barco, utilizando o camarote somente para dormir, descansar e tomar uma ducha. Por estas razões nem sempre se recomenda as cabinas com varanda!

O mais conveniente é elegir um camarote mais próximo ao centro do barco, para neutralizar os movimentos de navegação em alguns cruzeiros mais antigos, evitar ruídos.

Os camarotes podem hospedar de 1 a 8 pessoas, dependendo obviamente da categoria e da disponibilidade.

Para pessoas com problemas de mobilidade ou alguma necessidade especial, existe camarotes adequados, dependendo sempre de uma disponibilidade por parte do cruzeiro já que não são muitas disponíveis.

Eleição de companhia marítima

É importante sempre ter em conta o idioma oficial da cia marítima.

Os espetáculos em geral são musicais ou visuais, por tanto não existe barreira idiomática que dificulte a possibilidade de aproveitar.

Independientemente de lo mencionado existen barcos que por sus características, recorrido, prestigio de la compañía, alto nivel en sus servicios, etc., hacen igualmente que un crucero de vacaciones sea un viaje de placer inolvidable, aunque su ambiente no sea enteramente español o latino. Viajar con personas de todas partes del mundo es enriquecedor, y el especial ambiente del crucero facilita el contacto y la socialización.

Com respeito às comidas, é bom saber conhecer o estilo de cozinha da companhia elegida, assim como seu nível de prestígio.

Em caso de necessidade de alguma dieta especial é importante informar no momento da contratação ou com a maior antecipação possível.

Independente do mencionado, existem barcos que por sua característica, recorrido, prestígio, alto nível de serviço etc… fazem que um cruzeiro de férias seja uma viagem prazerosa e inesquecível, mesmo que seu ambiente não seja em português ou latino.

. Viajar com pessoas de todas as partes do mundo é enriquecedor, e o ambiente especial facilita o contato e a socialização.

NORMAS E CONSELHOS

Estacionamento em porto:

A maioria dos portos contam com estacionamentos para longas estadias. Quem quiser chegar até seu cruzeiro em carro poderá pré-reservar esse serviço no momento da contratação. As formas de pagamentos dependem de cada porto.

Documentação para embarcar:

Os documentos de viagem são enviados via e-mail até 1 semana antes da data prevista para a viagem. Os documentos e vistos necessários para a viagem são de responsabilidade de cada passageiro.

Seguro:

é aconselhável a realização de um cruzeiro com um seguro contratado. El algumas cias marítimas o seguro já vem incluído nas tarifas, brindando uma cobertura básica, com possibilidade de ampliação. Também é interessante ter o seguro de cancelação, para que cubra a devolução de importes abonados sem penalizações.

Vacinações:

Somente são pedidos vacinas especiais para cruzeiros pelo oceano índico, especialmente a de febre amarela. Se recomenda consultar antes.

Documentação à bordo:

Junto com a informação impressa e papéis que são entregues aos passageiros ao embarcar, normalmente se inclui um cartão magnético, que serve para consumos. Ao final da viagem esses consumos serão debitados a um cartão de crédito ou pago em dinheiro.

Gorjetas:

De acordo com as normas das cias marítimas as gorjetas são obrigatórias para o serviço de restaurante e de camareros. Algumas cias já incluem as gorjetas na reserva, outras deixam para cobrar dentro do cruzeiro na última noite. Estima-se um valor próximo aos USD 14 por dia por adulto, os menores de 12 anos costumam pagar a metade. Esse valor pode ser mais alto ou mais baixo de acordo com a cia marítima selecionada. Se recomenda consultar antes con seu agente especializado!

Equipagem:

No existen cargos por exceso de equipaje (dentro de términos razonables) al embarcarse en un crucero, solamente el que marcan las compañías aéreas, en el caso de utilizar algún avión. En la documentación para el viaje se incluyen varias etiquetas, que deberán completarse con los datos requeridos y adherirse a cada una de las maletas. Se recomienda escribir con letras mayúsculas de imprenta para facilitar la lectura. Al embarcar, personal del crucero se ocupará de llevar el equipaje al camarote, lugar donde éste deberá permanecer.

Compras à bordo:

Todos os barcos de cruzeiros contam com várias lojas livres de impostos, mais conhecidos como free shop. É importante estar sempre atento, já que sempre existe a possibilidade de promoções em momentos inesperados que duram algumas horas. A melhor recomendação que podemos dar é que o passageiro nos primeiros dias veja tudo aquilo que possa chegar a interessar, que espere até o último dia para comprar já que existe a possibilidade de alguma promoção durante a viagem, caso a promoção não seja para o produto desejado se pode comprar na última noite.

Animais à bordo:

Nos cruzeiros não são permitidos a entrada de nenhum tipo de animal.

Normas de vestimenta:

Casual e informal, dependendo da estação e da temperatura. Para a vida à bordo se recomenda roupas esportivas e levianas, calçados confortáveis e roupa de banho.

É habitual que tenha entre 1 ou mais noite de gala ou noite formal. Nesse caso se aconselha algo formal, não necessariamente roupa de gala, porém o passageiro se quiser obviamente que pode colocar roupa de gala.

No caso das excursões em terra se recomenda roupas confortáveis e levianas.

No caso das mulheres para o dia-a-dia dentro do barco se recomenda calçado com salto não muito alto para evitar qualquer deslize.

Horários de comidas:

Na maioria dos barcos de cruzeiro existem dois horários para o jantar. Já existem algumas opções que os horários são livres.

Dependendo da cia marítima é possível escolher o horário. Normalmente o almoço é livre de horário, o passageiro vai e almoça na hora que quiser.

O mais importante ´consultar com o agente especializado e informar a preferência, assim evitam qualquer transtorno e insatisfação.

Atividades à bordo:

Diariamente se edita um cronograma das atividades à bordo em vários idiomas. Esses cronogramas contam com toda a explicação das atividades com os horários e locais de cada uma. Cada passageiro recebe uma copia em sua cabine, porém em vários setores do barco se poder conseguir outra.

Assistência médica:

Todos os barcos contam com um centro médico, com médicos e enfermeros. No caso de utilizar esse serviço, entendam que são tarifados, por isso se aconselha a contratação de algum seguro médico para viagens. Os medicamentos para mareo normalmente são gratuítos.

Mulheres grávidas:

Somente se permite viajar mulheres com gravidez até a vigésima oitava semana de gestação, sempre acompanhada de um certificado médico.

Atividades para famílias:

Numerosas instalações dos barcos estão dedicadas as crianças e adolescentes. À partir dos seis meses até os 17 anos. Setores dedicados para crianças com staff profissional que se encarregam de realizar e programar atividades de acordo com as idades.

Setores para fumantes:

Os setores de fumantes estão claramente marcados e sinalizados em todo o barco. Nos restaurantes e nas áreas fechadas não é permitido fumar. Nas habitações com varanda se permite fumar na varanda.

Objetos de valor:

Toda habitação conta com um cofre onde cada passageiro cria sua senha privada, Existem também cofres maiores que caso queiram utilizar basta ir até a recepção e informar.

Comunicação e serviço postal:

Cada habitação conta com um telefone. Se pode fazer ligações internas ou externas. No Caso das ligações externas entendam que os valores costumam ser altos. Se pode receber ligação. Cada barco conta com um número de telefone que é informado no voucher. O mesmo para o envio e recepção de cartas.

Casas de cambio:

Dentro dos barcos se pode realizar cambio de moedas, porém se o valor é alto se recomenda buscar algum banco em terra. Tenham em conta que nem sempre o valor do câmbio dentro do barco é melhor do que em terra.

Normas de segurança

Em outubro de 1997 entrou em vigor as normas internacionais em matéria de prevenção contra incêndio e de salvamento. Estas obrigam as cias marítimas a instalar em seus barcos sistemas de alarmes, detectores de fumaça, etc. Posteriormente, em março de 2001 se adotou novos standards para coletes salva-vidas, estabelecendo que em cada barco deve ter um colete para cada criança embarcada, um para cada adulto e além disso um 30% a mais de capacidade total de passageiros e tripulantes.

Se aconselha ao passageiro que uma vez instalado em seu camarote, localize seu colete e lea as instruções. Verifique que seu colete esteja em bom estado e que prove para saber se o tamanho está de acordo com o seu corpo, tanto para adultos como menores.

Em todos os cruzeiros é feito um simulado de emergência. Deve ser atendido obrigatoriamente por todos os passageiros. Nesse simulado se informa como proceder a aonde se dirigir no caso de qualquer situação de emergência.

Todos os tripulantes estão treinados para acessorar na evacuação caso seja necessário.